Coleção Almirante Max Justo Guedes

Imprimir

Em 2006, iniciamos a transcrição dos inventários cartobibliográficos manuscritos cedidos pelo Max Justo Guedes à Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH/USP). O apoio e supervisão do Almirante da Marinha brasileira - considerado internacionalmente um dos maiores especialistas da cartografia luso-brasileira - nos permitiu o desenvolvimento de uma base de dados que associa informações técnicas e bibliográficas altamente especializadas.

Discípulo do historiador Jaime Cortesão (1884-1960) na juventude, foi seu aluno nos cursos de história da cartografia ministrados no Itamaraty em 1944 e 1945. Desde então, aliou sua expertise náutica com a erudição necessária para compreensão das linguagens cartográficas. Criou e dirigiu o Serviço de Documentação Geral da Marinha Brasileira e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha. Entre outras atividades, foi secretário-geral do Comitê Internacional de História da Náutica e da Hidrografia, membro do Conselho de Proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal do Rio de Janeiro, diretor do Departamento Cultural do Clube Naval, membro do Conselho Editorial da Biblioteca do Exército e da Comissão Científica do 17º Congresso Internacional de História de Cartografia em Lisboa. Escreveu numerosos estudos e artigos, publicados nas mais diversas revistas nacionais e estrangeiras.

Sua contribuição para história da cartografia brasileira é inestimável. Tem sido um incansável formador das novas gerações de pesquisadores e amantes da cartografia histórica no Brasil e no exterior.

Veja aqui as condições de reprodução das imagens deste acervo.

 
Copyright © 2017 . Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.